Cidadania Italiana, o sonho!
- Beatriz Feuser Rubleski Wessoski
- 1 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Para este primeiro post do blog acho justo começar contando um pouco sobre mim, minha história e minha família! Sou advogada e atualmente tenho 27, quase 28, anos e resido em Brusque/SC e meu escritório fica na cidade vizinha Guabiruba/SC. Nasci em Blumenau/SC, porém moro aqui em Brusque há 20 anos! Minha mãe nasceu na cidade de Presidente Nereu/SC (2.300 habitantes) e meu pai nasceu na cidade de Vidal Ramos/SC (7.000 habitantes).
Como é possível perceber, o sobrenome que recebi do meu pai (Feuser) é de origem alemã. Depois, em 2016, me casei e adotei os sobrenomes (Rubleski Wessoski. Sim, os dois!!) do meu marido, que são de origem polonesa.
Neste ponto tenho certeza que você se pergunta onde entra a cidadania italiana, ou, talvez, esteja até concluindo que eu sequer tenho tal origem!
Mas é aí que você se engana! Eu tenho ascendência italiana, sim! Porém diferente de outros casos, ela não era assim tão evidente (assim como pode acontecer com você!).
A verdade é que minha avó paterna é neta de italiano! E como ela se casou com meu avô e ele era de origem alemã, a parte italiana da família ficou em menor evidência, apesar de estar sempre em nossas veias.
Minha avó paterna nasceu na cidade de Nova Trento/SC, no ano de 1924! Filha de José Bett, que era filho de Sebastiani Bett, italiano que nasceu em San Giacomo di Veglia, que fica na região do Veneto, norte da Itália. A minha nona sempre fez questão de inserir muitos costumes da cultura italiana na família, como a fé, a união, a gastronomia e a casa cheia!!
Inicialmente nenhum familiar meu sabia da possibilidade de sermos todos cidadãos italianos, porém, meu pai ajudou um primo dele a construírem a árvore genealógica da família e foi aí que tudo ficou claro! E depois este primo foi o primeiro a ter a cidadania italiana reconhecida! Quanta emoção, quanta alegria!
Atualmente estou na fila do consulado italiano em Curitiba/PR para realizar o reconhecimento da minha cidadania italiana! Apesar de que a pandemia de covid-19 possa atrapalhar um pouco os planos!
O grande ponto dessa história é demonstrar que você também pode ter direito ao reconhecimento de cidadania italiana e sequer imaginar tal fato! Converse com seus familiares e depois procure profissionais capacitados que possam te orientar na concretização do sonho do reconhecimento da cidadania italiana!
Agora te convido a acompanhar este blog e este conteúdo para receber informações precisas sobre um aspecto importante desse processo: a retificação de documentos.
Mas isso é assunto para outro post!!
Arrivederci!!
Comments